Festa Junina

By Nina Santini - 18:01

Oi meninas tudo bem ?
Está chegando uma das melhores alturas do ano, a época que tem várias e várias festas por todo país, também é a época dos pratinhos tradicionais, o canjicão, as broas e entre muitos pratos quentes. Mas muitos nem sabem se quer das origens dessa festança que começa no dia 12 de junho e acabam a 29 de Junho. 
A festa é de origem pagã, surgiu em meados da idade média, se celebrava o solstício  de inverno e verão e também uma homenagem a Deuses da natureza e fertilidade, estas festas tornavam-se cada vez  mais populares e a igreja não conseguia acabar com elas, por isso, decidiu aderir mas deu um carácter religioso a ela. No Brasil, a festa junina foi traga pelos colonizadores Portugueses, mas com o tempo sofreu alterações e foi fortemente influenciada por culturas indígenas e africanas, porém ela tem diferentes características em cada estado.

Delícias para comer e beber
Em qualquer festa junina tem que ter alguma coisa para encher a barriga, nunca se serve propriamente pratos de comida, muitas vezes são acompanhantes, aperitivos que não sustentam muito como: milho , pipoca, cachorro- quente, cocadas, amendoim doce e canjicão (canjica doce).

Fonte: @celebrarcomestilo, depositosantamariah.blogspot.com, www.buzzfeed.com, www.festaagrabah.com.br, poplembrancinhas.com.br, @encontrandoideias
Não tenho certeza quanto aos outros estados, mas aqui em Minas temos o costume de servir pratos quentes devido ao frio intenso que sempre sentimos nesta altura do ano, pratos quentes me refiro aos famosos caldos com base de mandioca e feijão que fazem as maravilhas !

Fontes: restaurantecircuito.com.br, www.frangoefarofa.com.br, www.blogangeloni.com.br
Nas festas mais populares e sem carácter religioso, são servidas bebidas quentes com base de bebidas alcoólicas., abaixo fica também uma imagem explicando como fazer estas bebidas quentes tradicionais. 
Fonte: www.meliuz.com.br, www.panelinha.com.br
Nestas alturas , encontramos muitas barraquinhas onde se confecciona e vende os produtinhos típicos da época, tudo fica lindo decorado com bandeirinhas penduradas e com muita cor.

Fonte: meubairroburitis.com.br
E claro que não podiam faltar os trajes de festa junina, cheios de babados, saiotes volumosos, vestidos coloridos, espartilhos, chapéus de palha. Todo mundo fica com sorriso no rosto vestido de jeca e com um dente pintado de preto, os homens fazem bigodes e as mulheres sardas. Fica aqui algumas ideias do vestuário de festa  junina.
E claro gente, não pode faltar nunca, as tipicas danças no arraial, muita alegria, comida, diversão e você não se esqueça sempre tudo com moderação para você voltar são e salvo para casa.

  • Compartilha:

Veja também

1 comentários