Amamentação: O vínculo em diversas formas.

By Nina Santini - 19:32

A amamentação sempre foi algo complicado, pois as mamães de primeira viagem têm vários medos. Os gêmeos iniciaram a a alimentação com sonda até completarem 36 semanas na uti NEO ( sim ,mas a contagem de gestação continua após ao nascimento de um prematuro) , no período de 36 semanas o bebê adquire o sentido da sucção. Nunca dei exclusivamente o leite materno, admito, dividia com a fórmula durante a noite/ madrugada . Para um bebê ,seria o suficiente,  porém Deus me fez mãe de gêmeos rs' 

Primeira fase :
O leite começou a dar indícios que viria uma semana antes do meu parto ( com 26 semanas ) , tinha aspeto de água mesmo. Porém,  ficou só uns dois dias assim e sumiu. Após a cesariana , as enfermeiras te observam e verificam se o leite já está saindo para poder possivelmente amamentar o bebê, saiu, mas não com aquela facilidade  quanto da primeira vez que saiu, elas tiveram que afundar bem com os dois dedos para poder puxar para sair com bastante dificuldade. Nessa hora ouvimos : tem leite aqui , mas como você passou por um procedimento cirúrgico com uso de anestesia,  ele vai demorar um pouco para sair.
Até aí tudo bem,  uma vez que o efeito da anestesia iria umas boas horas ,então estava tudo BEM . Sim ,o efeito passa gente,  após comer um copo cheio de canjicão ( eles oferecem no pós parto para ajudar no aleitamento materno) , a minha noite começou a ser um pesadelo porque , embora não sentisse dor da cintura para baixo,  meu peito encheu muito rápido ,fiquei escorrendo leite e com os seios inchados a noite inteira.

Você que é mamãe de uti ,conhece essa imagem tanto como eu. O armazenamento de leite tem umas 8h de validade. Nós mamãe chegávamos cedo na uti , era regra , ver primeiro os filhos, lhes desejando mais um bom dia de luta e sair correndo para retirar os leites para as primeiras mamadas,  naquela época, lembro que fiquei quase 1 semana esperando que o leite saísse facilmente, o bendito Colostro ,aquele leitinho mais rico em vitaminas e principalmente GORDURA! Era torturante ver as outras mães jorrando leite, enquanto o meu não saia nem 1 gota direito.  Mas com o passar do tempo foi melhorando, ele começou a sair com mais facilidade e assim também descobri um remédio MARAVILHOSO,  sim ,muitos médicos não gostam de prescrever mas existem medicamentos que ajudam no aumento da produção de leite.  Comecei a tomar donperidona  , indicado para refluxo e tem o aumento da produção de leite como um dos efeitos colaterais.  
Resultou ? Sim! Porém o que potenciava o aumento da produção era e é a água , como havia tempo para dormir à noite,  chegava na uti cedinho com os seios  muito cheios e assim conseguia encher 4 a 5 potes de leite (70 ml cada ). Ser mãe de gêmeos é engraçado,  isso porque 5 potes de leite dariam até 21h para uma só criança ,mas para Os MEUS , só dava até meio dia.  Por isso que fazia e faço o uso da fórmula ,porque também o meu corpo não tem a capacidade de produzir mais tanto leite para dois pequenos bezerros ♥
Completaram 36 semanas ,era hora de estimular os bebês e a sucção,  não , o primeiro estimulo de sucção não é o peito,  primeiro o dedo mindinho e depois a mamadeira. Eu estava imensamente nervosa e pensando " mas quando é que vou colocar as tetas para jogo ?!" Uma semana na mamadeira e finalmente eles começaram a pegar o peito.
Amamentar dói?
Nas primeiras mamadas você sente umas fisgadinhas sim , o que dói mais é dor de quando o volume do leite aumenta em consequência da sucção. Tirando isso ,a amamentação nunca foi um bicho de sete cabeças para mim !
Não tenha medo nem vergonha de não amamentar exclusivamente de leite materno ! É totalmente normal oferecer a fórmula para os pequeninos, isso é sinal de preocupação e que você alimenta o seu bebê! Alimentar o seu rebento de qualquer forma ,providenciando os nutrientes necessários para que ele se desenvolva bem é AMOR.
Qualquer que seja o olharzinho que o seu bebê lhe retorna é vínculo,é amor.
Na uti , amamentava um de cada vez,por isso ,saí muito ansiosa da uti louca querendo  amamentar os dois ao mesmo tempo. Aqui fica a dica de como amamentar dois ao mesmo tempo.
E mamãe,  nos primeiros meses, fica atenta à sua alimentação, evite certos alimentos que poderão causar cólicas no bebê. E lembre-se , não é por não puder amamentar que o amor é diferente, amor por um filho é universal.


  • Compartilha:

Veja também

3 comentários