Prematuridade

By Nina Santini - 18:53

 Se eu te contasse metade do que passei com os meus babys você não iria acreditar.  
Os gêmeos têm 9 meses corigidos e 1 ano cronológico. 
Você que é mãe de um bebê a termo ,provavelmente não deve saber o que isto significa. .. 
Sim , isto é um relato verdadeiro de mãe de uti. Nós quando engravidamos nunca pensamos em partos prematuros e uti , apenas nos passa na cabeça que os nossos bebês vão nascer no 9 mês de gravidez e que vamos sair da maternidade com eles enroladinhos em mantas quentinhas. Mas deveríamos ser alertadas sempre para partos prematuros ,no meu caso , extremamente prematuros.
Sou mãe de uti e nunca imaginei quanto poderia doer uma cesariana de urgência,  não sabia o que era sentir medo numa mesa de cirurgia. 
 Dia 26/10/16 fui internada para tratamento de uma infecção urinária,  seriam apenas 2 ou 3 dias no máximo e voltaria para casa. Estava fazendo já uso de medicamentos para ajudar a segurar os bebês, pois também já estava com 1 dedo de dilatação em plenas 27 semanas. A cerca de alguns dias antes já tinha tomado a injeção para ajudar no amadurecimento dos pulmões dos meus gêmeos.  No dia 27/10/16 , após uma noite sem dormir e de ser analisada constantemente por enfermeiras , começaram os ultrassons , tudo normal até notarem um volume maior do lado do Lorenzo ( direito) , assim foi pedido o ultrasson com doppler para medir a quantidade de líquido amniótico e ver o que estava acontecendo que um dos bebês estava com mais líquido que o outro e por onde o que estava com menos líquido estava absorvendo os nutrientes.  Dessr doppler foi constado sofrimento fetal por parte do Luan ( esquerda ) ,então se colocou uma questão que foi discutida com os médicos , os bebês nasciam naquele dia,  enfrentando o grande risco da prematuridade ou poderiam vir a óbito dentro de mim. Deus colocou a mão na consciência dos médicos naquela hora e fez com que os meus amores fossem salvos ! Com dois minutos de diferença,  às 13h58 h daquela tarde nasceram os gêmeos Luan e Lorenzo ♥ com peso entre 900g e 1kg .

Era a minha maior alegria mas também o meu pior medo ao mesmo tempo,  o bendito efeito da anestesia fez com que tremesse bastante , a sério, achei que tava morrendo rs  . Eu sóconsegui ver os meus neguinhos no dia seguinte ,pois após o efeito da anestesia passar parece que você tem um peso nas pernas e a sua cicatriz dói pra caramba ! A primeira noite que dormi muito pesado porque já não dormia sem dor nas costas fazia tempo. O difícil é não puder andar e descer pra ir ver os pimpolhos , nessa noite o meu peito quase empedrou e vazou bastante depois da primeira colherada de canjicão. ( o que será que eles colocam no canjicão de hospital?!) 
O dia seguinte foi muito doloroso,  mas eu sabia que a minha batalha estava apenas começando. 

Eram dois bebês,  eu era MÃE de dois menininhos lindos e extremamente prematuros.  Eles precisavam de mim mais que qualquer coisa,  e a minha cabeça só pensava em sair com eles dali, mamando no meu peito ,me acordando durante a noite/madrugada.  Mas não, coração doía depois de ganhar alta e ir para casa. Eu queria tê-los perto de mim ,sentir o cheiro e o calorzinho daqueles pequeninos que se formaram dentro de mim. Perguntava direto , quando haveriam eles de sair daquele lugar, sinceramente,acho que até o médico se cansava de mim haha... Mas láno fundo, sabia que aquele era o melhor lugar aonde eles poderiam estar, cercados por profissionais 24h por dia que asseguravam as suas vidas e o bom funcionamento dos aparelhos.
Inicialmente ambos foram entubados ,com 27 semanas,os pulmões ainda não estão totalmente formados , entretanto foram várias intercorrencias, após 1 mês peguei os dois no colo de mamãe canguru ,dentre outras menos boas ,os dois foram para a intermediária ao mesmo tempo e ficaram um do lado do outro ♥ 
Ali só havia o oximetro pra nos perturbar e aqueles barulhos dos visores que por vezes se desconectavam e berravam sem parar.  Ali trocava a fralda e amamentava através de sonda de 3h em 3h , pegava no colo ,acalmava, dava mimos , a melhor coisa do mundo.  Ficava feliz todas as quintas com as pesagens, pois ambos só engordavam cada vez mais.  Poucas semanas depois veio o berçário e ali os primeiros banhos , acredita, não tem nada mais gosto do que mimar os gêmeos ♥ 
Haviam se passado quase 2 meses e o natal estava se aproximando e a minha esperança de os ter em casa no primeiro Natal estava acabando, mas Deus nos Deu vitória e ganhamos alta creio eu que quase 1 semana antes.
Essa foto foi tirada assim que eles chegaram em casa ,um dos dias mais felizes da minha vida ,eu não podia acreditar que finalmente , os meus bebês estavam comigo em casa!

Ter bebê prematuro é difícil sim , dói não puder amamentar diretamente no seio, tirar leite para pontinhos em frente a pessoas " desconhecidas " , não os pegar por tempo indeterminado,  não sentir o calor ,não levar pra casa e mostrar pra família.  Mas a jornada com eles é tão prazerosa ,lembrando que eles quiseram conhecer mais cedo :)

Graças a Deus ,até hoje amamento ( nunca dei leite materno exclusivo, até porque para os dois não é o suficiente , dividi com a fórmula , o que importa é que os alimentei bem e eles são super saudáveis). 

 Hoje , o desenvolvimento de ambos é de acordo com a idade corrigida de um bebê de 9 meses ,eles já engatinham ,estão quase andando ( ainda se segurando em móveis e paredes) , fazem bagunça e muitas birras ,igual uma criança normal. 


Gostou do post ? Se vocês têm alguma dúvida relacionada com prematuridade é só perguntar e continuar acompanhando aqui no blog e nas minhas redes sociais ! 

  • Compartilha:

Veja também

0 comentários