4a

Cuidados de um cabelo tipo 4A

By Nina Santini - 22:50




Nunca me questionei como pentear um cabelo crespo, nem me preocupava se quer como ele iria ficar, apenas desembaraçava para poder escovar o cabelo. Hoje com mais tempo, e encaminhando para o término do período de transição, me preocupei pela primeira vez com a definição, sempre amei ver aquelas garotas com os cachos bem definidos ( gente, preocupo com definição porque volume nele não falta), por isso comecei a procurar produtos baratos aos quais garantissem um cabelo bem definido. Com o passar do tempo, comecei a ter noção do meu tipo de cabelo, ele corresponde ao 4A, ele é um cabelo com a raiz crespa, mas forma cachos menores que os do cabelo 3C.
É um tipo de cabelo que requer muitos cuidados, pois é ressecado e precisa principalmente de muitos óleos, eu uso muito azeite que trás resultados incríveis.  A partir destas conclusões, decidi que seria tempo de cuidar melhor do meu cabelo, escolher os produtos mais adequados para obter os resultados pretendidos, principalmente a tão desejada definição, por isso fiz algumas mudanças.
Shampoo:
Comecei pelo shampoo, o melhor que encontrei com um preço bastante acessível foi o da monange próprio para cachos. Por incrível que pareça, não que seja recomendado ( não de todo !) , durante a lavagem com shampoo, consigo passar os dedos entre os fios de cabelo, como se estivesse fazendo fitagem, o que eu nunca fiz mesmo quando tinha o cabelo alisado, porque antes não dava!
Condicionador:
Eu não uso produtos caros, por isso o único condicionador que uso é da Skala. Sempre ouvi falar muito bem da eficácia do abacate, não só do fruto , como dos produtos feitos com ele, ele deixa o meu cabelo muito definido e fácil para se pentear. É com ele que eu faço todas as minhas hidratações.
Hidratação:
Os principais produtos que uso na hidratação  são o probentol, azeite, abacate, ou seja, muitos produtos naturais que ajudam na boa nutrição do cabelo, não tem um que seja o melhor, porque todas deram ótimos resultados.
Texturização:
Parece que não, mas apesar de bastante demorada, extremamente cansativa, a texturização passou a fazer parte da minha rotina capilar, isso porque o meu cabelo não está totalmente definido, para não deixar o cabelo desigual, me tornei adepta da texturização. O cabelo ficar muito bem definido, mas sempre tem os seus “ poréns” , isso porque o efeito encolhimento sempre vai existir no cabelo 4 A , mas a texturização, principalmente de coquinhos, ele encolhe ainda mais, por isso é importante separar muito bem o cabelo depois de desenrolar os coques. Mas como é tudo um período de experiências, estou descobrindo e testando outras técnicas de texturização.
Cremes para pentear ou deixar no cabelo:
Esse cabelo não sobrevive sem creme ! Por isso, é  sempre importante ter um creme para pentear e deixar no cabelo. Eu uso dois, o novo queridinho das cacheadas, da SEDA e um velho conhecido umectante, CASULÃO. Os dois são perfeitos, mas gosto principalmente do novo da Seda, deixa o meu cabelo muito sedoso, e como o meu cabelo suga muito creme, ele não deixa o meu cabelo com aquele aspecto de duro de tanto passar creme.
Pentear:
A forma que você penteia o seu cabelo é o macro de tudo, já se perguntou qual pente utilizar? Pois bem, o recomendável é que se usar pentes, utilize principalmente pentes de dentes muito largos e que estes sejam de madeira ( para diminuir o atrito que causa o frizz). Digo que seja recomendável, porque o melhor mesmo que garante definição total, são os nossos dedos, porque ele não vai desfazer os seus cachos. O cabelo tipo 4 A , ele não embaraça assim com tanta facilidade, ele forma alguns pequenos nós, mas nada difícil de se desfazer com os dedos.

Assim defini que irei usar pente para desembaraçar o cabelo apenas uma vez por semana para que os meus cachos não percam a definição.


  • Compartilha:

Veja também

0 comentários